Pular para o conteúdo
Home » Como Fazer um Avião de Controle Remoto

Como Fazer um Avião de Controle Remoto

Existem vários caminhos quando o assunto é fazer um avião de controle remoto, e você tem que decidir qual desses caminhos deseja seguir para ter o seu próprio aeromodelo. Vamos conferir quais são as opções para quem deseja iniciar no Hobby do Aeromodelismo. Vamos lá?

A primeira forma, e também a mais fácil, é simplesmente comprar um avião pronto em um site confiável na internet. A desvantagem desse método é que você não sabe ao certo quão bem feito é o aeromodelo e como ele se comportará durante o voo.

Comprando um Avião RTF

O próximo passo é o que muitos iniciantes escolhem que consiste em comprar um avião do tipo “RTF” “Ready to Fly” (Pronto para Voar). Existem vários tipos de modelos como Treinadores, (em lojas de brinquedos) e os aviões mais avançados, disponíveis nas melhores lojas de aeromodelismo. Essas lojas sempre têm um site na Internet, então vale a pena escolher uma delas para suprir suas demandas por peças e acessórios para aeromodelismo.

Aeromodelos ARTF

Os aeromodelos ARTF (almost ready to fly) que significa “quase pronto para voar”, vem em kits de peças. A parte mais difícil foi feita pelo fabricante, você precisa apenas montar tudo em seus devidos lugares, o que lhe custará algumas horas. Esses normalmente vêm com rádio controle completo. Se você gosta de montar coisas, esse tipo de aeromodelo é interessante.

Adquirindo um Kit de Aeromodelismo

Existe ainda o kit onde você precisa manufaturar as peças a mão, tudo baseado em plantas detalhadas. Esse é um dos modos mais tradicionais de fazer um avião de controle remoto e dos mais satisfatórios. Claro, o tempo de construção depende da complexidade do aeromodelo e do tempo disponível por parte do construtor.

Fazendo um Curso de Aeromodelismo

Esse é o método de construção de aeromodelos mais completo que você pode optar. Um curso de aeromodelismo pode revelar todos os detalhes que fazem um aeromodelo voar, além de proporcionar a liberdade na execução de seus próprios projetos. Quando todos os conceitos aeronáuticos são dominados, você pode criar seus próprios modelos de avião, e ainda pode construí-los a partir do zero.

Fazer seu próprio avião de controle remoto tem a vantagem de oferecer um custo reduzido, visto que você poderá escolher cada componente que integrará o seu aeromodelo. Outro ponto positivo que o domínio da tecnologia da construção de aviões rc traz é a possibilidade de reformar aviões acidentados. Nunca mais será preciso comprar peças caras de aviões rc importados. Quebrou seu avião, você mesmo pode consertar tudo e voltar a voar no mesmo dia!

Seja qual for o caminho a seguir, se possível, sempre peça ajuda a um instrutor antes de voar. Caso não tenha instrutor, procure fazer amigos que voam em nossa rede social sobre aeromodelismo. E ainda, você pode e precisa praticar por algumas horas no simulador de voo com um aeromodelo de característica semelhante ao seu avião rc.

Esperamos que seguindo essas dicas você possa descobrir o hobby do aeromodelismo e suas fortes emoções.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *