aeromodelo destruido

Comprar aeromodelos é o que todo aeromodelista iniciante pensa ao começar nesse hobby, mas o que pouca gente conta é que aviões pequenos são mais susceptíveis a quedas, principalmente se o piloto não tiver habilidade suficiente. Construir seu avião pode demandar um pouco de tempo, mas você tem a tecnologia para consertar tudo se algo der errado. Vamos descobrir se é melhor comprar um aeromodelo ou se construir é a melhor saída. Continua...

Comprando um Aeromodelo

Se você é iniciante em aeromodelismo, procure um avião mais lento, um treinador é a melhor opção se você pretende decolar pela primeira vez. Normalmente os treinadores elétricos são aviões mais lentos e mais fáceis de manobrar no céu, assim você não terá dificuldade quando a máquina sair do chão e começar a ganhar os ares.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse tema, recomendo que você assista a esse vídeo...

 

QUERO VER O VÍDEO

É comum um aeromodelo decente custar por volta dos R$ 1000, isso é o que você vai colocar em risco quando for decolar. Mais comum ainda é o avião quebrar durante uma queda, logo após a decolagem, por inexperiência do piloto. Eu mesmo quebrei 9 aviões, alguns ficaram irreconhecíveis após a queda. O Bom é que a eletrônica suporta muito bem as quedas, isso ajuda na hora de recuperar tudo de novo.

Finalmente, comprar um aeromodelo é indicado para quem sabe pilotar, já tem pelo menos umas 10 horas de voo e respeita as condições meteorológicas.

Construindo o seu Aeromodelo

Pode parecer estranho um piloto inexperiente começar construindo seu aeromodelo, mas na verdade você precisa adquirir conhecimento sobre aviação antes de voar seu avião. Aulas sobre aerodinâmica, meteorologia, construção de aviões, operação de aeronaves, tudo isso vai contribuir para quando for decolar, não cair com seu aeromodelo.

Outra vantagem de construir seu próprio aeromodelo é a de conseguir conserta-lo quantas vezes quiser, sem depender de ninguém. Decolou seu avião e logo caiu após pegar um vento cruzado? Não tem problema, se cair você sabe consertar tudo. Basta recuperar a eletrônica no meio do mato e partir para uma reforma.

Em alguns casos o avião feito de isopor é fácil de consertar, basta aplicar alguma força sobre a fuselagem para voltar à forma anterior e aplicar cola quente para fixar. Tenho um aeromodelo Telemaster que caiu mais de 20 vezes e está voando como uma água!

Se eu não tivesse começado no aeromodelismo como aeromodelista (alguém que constrói aeromodelos) provavelmente teria abandonado o hobby, como muitos fazem. Custa muito caro pagar alguém para consertar seu avião, por isso poucos membros da classe média alta ainda mantem essa atividade de voos por controle remoto.

Confira uma Sequência de Vídeos com as Colisões mais Loucas

Construindo seu avião, você terá todas as condições de manter seu aeromodelo, com um custo quase zero de manutenção.

Bons voos!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Aeromodelismo Elétrico partindo do ZERO, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

Aero Águia é um lugar para descobrir o Aeromodelismo Elétrico e encontrar pessoas que curtem aeromodelos tanto quanto você. Converse com pessoas de todos os lugares, compartilhe seus conhecimentos sobre aviões de controle remoto e sinta o prazer de voar essas máquinas maravilhosas construídas por você. Aproveite o AeroAguia!