avioes controle remoto

Para você que curte vídeos de aviões de controle remoto fizemos uma seleção com os melhores aeromodelos gigantes e aeromodelos exóticos. Uma lista para você se divertir vendo o que os aeromodelistas do mundo inteiro estão fazendo de diferente e interessante. Continua...

Fazer vídeos dos aviões de controle remoto faz parte da brincadeira e é sempre muito divertido de produzir. O legal desses vídeos é que nunca se sabe o que pode acontecer depois da decolagem, nem mesmo se vai acontecer decolagem! A emoção toma conta de quem está pilotando e também de quem está assistindo. O aeromodelismo é incrível nesse ponto, além de unir as pessoas nos faz sentir um pouco mais vivos.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse tema, recomendo que você assista a esse vídeo...

 

QUERO VER O VÍDEO

Estivemos selecionando os vídeos mais loucos que você já viu sobre aeromodelismo. Essa é a primeira série de vídeos e a ideia é sempre mostrar o que há de mais diferente – em matéria de construção, modelos, cores, motores, tudo isso voando (ou tentando voar) junto.

O Maior Mig 25 a Jato de Controle Remoto

Esse é provavelmente o maior Mig 25 já fabricado por um aeromodelista. Mede 4,2 metros de comprimento e pesa 42Kgs. Nos testes foi pilotado por alguém com mais de 18 anos, o que ajuda na segurança. Ninguém quer ver um avião desses caindo sobre um carro ou uma casa. Seria mesmo surreal ver um avião desses entrando pelo telhado e levantando toda aquela poeira.

Logo na saída esse avião começou a acelerar seu motor a jato que realmente lembra um avião em escala real. Depois que aquilo tudo levantou voo, confesso que fiquei com medo, é muito peso voando tão perto. O voo rasante, por volta de 2:23 é muito lindo. Fiquei realmente com vontade de fazer um avião desses. O rapaz ficou mesmo orgulhoso ao pilotar um avião de controle remoto a jato desse tamanho. Os motores são enormes! O único defeito desse avião é o tamanho das rodas do trem de pouso traseiro, que ficaram muito grandes. Como o avião ficou bem equilibrado e decolando de uma pista asfaltada, não há necessidade de rodas tão grandes.

Um Boeing 767 a jato gigante

A decolagem desse Boeing 767 a jato emociona mesmo, além de barulho o tamanho impressiona bastante. Com envergadura de 4,97 metros e comprimento de 6 metros esse é um dos maiores aeromodelos gigantes que aparecerem por aqui. Um avião desse tamanho quase não tem problemas com vento, e ainda pode ser visível a grandes distâncias.

Esse voo rasante em 1:49 também é emocionante. Um acidente com um avião tão grande pode causar muitos danos. Saiam da frente que o avião vai cair! Uau!

Em 5:26 meu coração começou a sair pela boca. Fiquei imaginando se houvessem pessoas lá dentro, teriam todas usado o saco de vômito.

Eu faria esse avião da mesma forma, não vejo nada para melhorar nesse aeromodelo. Ficou muito show! Trocaria o piloto, que não tem respeito algum pelos passageiros. :)

Concorde RC 1:14 a Jato

O aeromodelista Italiano Kim Contento construiu e pilotou o que é conhecido como um dos maiores Concordes de Controle Remoto do mundo. Logo na decolagem podemos conferir a potência das turbinas desse enorme avião. O Concorde tem um desenho aerodinâmico capaz de superar a barreira do som. Esse design excelente se reflete também no aeromodelo, que é bastante veloz.

Por questões econômicas e de segurança, o Concorde que voava desde 1976, foi tirado operação em 24 de outubro de 2003. O Concorde foi o único avião de passageiros a voar mais rápido que a rotação da Terra. Saia de Paris ao entardecer e chegava a Nova Iorque em plena luz do dia.

A aterrissagem desses aeromodelos de alta velocidade é um negócio complicado. Você precisa descer acelerando para não estolar. É difícil ver um pouso perfeito nesse tipo de aeronave em escala.

B-17 A Fortaleza Voadora em Escala 1:5

Esse é um avião realmente interessante, com 6,3 metros de envergadura de asa, 4 motores a hélice e muita coragem do piloto para colocar tudo isso lá em cima. O barulho impressiona, os 4 motores criam um som de colocar medo. Se pequena fortaleza voadora impõe respeito, imagine a versão real, pelo menos 5 vezes maior!

Apesar de ser essencialmente uma aeronave a hélice, o B-17 em versão menor voa muito rápido. Não é a melhor aerodinâmica, mas é bem veloz para esse formato. A modelagem desse avião ficou muito boa, com tudo em escala, muito bom aeromodelista.

Cessna Citation CJ2 a jato 1:3.5

Outro aeromodelo incrível é o Cessna Citation CJ2 em versão aeromodelo. Foram utilizadas 2 turbinas com 16kg de empuxo, o que faz esse jatinho aeromodelo honrar a sua origem. Esses aviões a jato em escala são muito charmosos, o Citation CJ2 ficou muito elegante indo para a pista. Esse é um design muito bonito. A decolagem lembra muito o avião em tamanho real, e o comportamento em voo é esplêndido.

Com uma boa planta é possível construir uma versão elétrica desse avião, com tamanho menor, mas tão charmoso e divertido como poderia ser.

O avião é fabricado pela Jetwelt e voa bem. Apenas a aterrissagem não foi das melhores, mas nada que pudesse ferir algum passageiro. Será?

Airbus A400M a Hélice!

Esse é um dos aviões mais bonitos dessa lista, essas hélices não são as originais, que emprestariam o charme a esse grandalhão dos ares, mas o conjunto da obra chama a atenção. Com envergadura de 4,20 metros e pesando 42kgs esse é um aeromodelo gigante de verdade!

O mais interessante é que esse é um aeromodelo elétrico, você pode conferir o barulho dos motores logo antes de entrar no traçado da pista. Todos funcionando juntos produzem um som satisfatório.

Olhando assim, mais parece um elefante voador, mas até que o avião ficou bonito. O que impressiona é o empuxo desses motores que conseguem levar os 42kgs para o céu em um ângulo de quase 45º, muito fortes mesmo. Uma decolagem quase vertical. Aos 1:38 do vídeo você pode tomar um susto, mas é que colocaram uma câmera dentro da cabine do avião, isso surpreendeu mesmo.

O A400M ficou muito estável, muito bom esse aeromodelo. O pessoal colocou câmeras no leme, na barriga, muito criativos. Essa sequência de fotos aos 2:19 me convenceu de que o avião é realmente um brinquedo muito interessante. Quero um desses! Aos 3:30 acontece um barato: eles abrem uma portinhola no avião e lançam vários soldados de paraquedas. Que incrível!

Formação de Aviões de Controle Remoto Gigantes – Warbirds

Esse é o AIRMEET, um encontro de aeromodelistas que acontece em Sarre-Union na França anualmente. Diversos pilotos de vários países vão a esse encontro. Dessa vez alguns pilotos resolveram voar em formação com 5 aviões, entre eles os Corsair F4U-F e P-47, com pilotos Alemães, Austríacos e um Francês.

Nas imagens em close podemos perceber que esses aviões são enormes. Gostei muito do som do motor desses P-47 Thunderbolt e dos Corsair F4U-F. Muito impressionantes. Esse F4-U com as asas dobradas é um charme. Só não me agradou muito o som dos motores acelerando, eles soam como motos de baixa cilindrada, tirando isso, eu gostei de tudo. Fossem motores radiais, a coisa seria bem diferente.

Esses aviões contam com um par de flaps muito grandes, isso ajuda a fazer aterrissagens mais lentas, melhorando a capacidade de controle dessas aeronaves. Assistindo esse vídeo tive um pouco da emoção de estar em uma guerra, com aviões bem maiores e mais perigosos.

Corsairs CARF com motores radiais de 250cc

Aqui podemos conferir os motores radiais de 250cc, eles possuem mais de um cilindro, isso ajuda a produzir mais potência e um som embaralhado, típico de aviões da segunda guerra. O som desses motores é lindo! Esse avião é extremamente dócil e manobrável, veja como decola fácil com esse mega motor aos 1:55. As acrobacias que esse avião faz remontam a sua origem como avião de guerra.

Para dar um charme a mais, colocaram uma máquina de fumaça, tudo para deixar os loopings ainda mais interessantes de se ver.

A aterrissagem foi muito boa e a câmera com ângulo baixo deu um ar de avião em escala natural.

O maior avião de papel do mundo

Com quase 4 metros de comprimento esse é o record do maior avião de papel do mundo. Para não fazer feio esse avião é rádio controlado e usa um motor elétrico para continuar voando. O mais interessante é que o voo parece estável, apesar do peso estar muito elevado. Essa aerodinâmica é muito interessante, é bastante semelhante a do Concorde, que citamos anteriormente.

O motor é bem valente, apesar de avião estar muito acima da sua capacidade, conseguiu segurar bem, principalmente na hora do pouso, quando foi parar nas mãos de seu dono. Apesar de surreal, posso dizer que algo assim é inesquecível!

Avião feito de canudos de refrigerante

Para você que curte um avião de voo lento, esse avião feito com canudinhos de refrigerante é a última moda.

Seu voo é semelhante ao de uma água viva, só que no ar. Para completar, em alguns momentos o avião parece entortar e mostra sinais de que vai cair, mas no final tudo dá certo e os canudinhos acabam voando muito bem. Incrível, não?

Caça A-10 em Chamas

A A-10 é um jato muito peculiar, com duas enormes turbinas na parte traseira, é um avião inesquecível. Agora, imagine quando as duas turbinas resolvem pegar fogo? Sim, isso acontece nesse vídeo. Tudo começa quando antes da decolagem a turbina direita não quer acender. Após alguma insistência a turbina funciona e o avião vai para o ar. Alguns segundos depois as duas turbinas pegam fogo. Após um pouso forçado a equipe corre para o A-10 e começa a cobri-lo de pó químico dos extintores de incêndio. Apesar do susto, o avião foi salvo.

F-22 Dogfight O Duelo

O F-22 é um avião extremamente tecnológico, pilotado por um computador que corrige todas as suas falhas estruturais. Nesse caso, os aviões são apenas perfis de isopor com um motor enorme capaz de subir isso tudo na vertical. Esses F-22 medem 2 metros e são capazes de perseguir um ao outro muito bem. Veja quem sai ganhando nesse duelo de cachorros loucos!

É verdade, o que perdeu a batalha saiu extremamente contrariado, mas isso faz parte dessa modalidade do aeromodelismo.

Uma nuvem de F-22 duelando em si sem controle algum

Imagine um monte de aviões como os que você viu acima, só que menores, brigando entre si pelo espaço aero local? Isso sim é pura loucura. É uma guerra de aviões coloridos, cada participante tem que derrubar o maior número de adversários, sem deixar que alguém o acerte com força.

No final só dá gente correndo para salvar seus aviões que acabaram de cair. Um perigo, mas muito divertido.

O Míssil Voador

Extrapolando completamente com os paradigmas do aeromodelismo, temos o míssil voador. Um pequeno avião faz uma passagem sobre o míssil e captura o momento exato em que ele liga seu poderoso motor para ganhar os céus. Esse míssil perde um pouco em maneabilidade, mas é bastante chamativo.

O melhor de tudo, o míssil é elétrico, movido à hélice, muito forte esse motor.

A decolagem do míssil voador

O míssil possui trem de pouso e boa dirigibilidade no solo. Com uma pista asfaltada demorou um pouco para o pesado aeromodelo conseguir decolar do solo. Graças ao motor forte, toda essa estrutura consegue ganhar velocidade suficiente para sair do chão.

Airbus A320 de Controle Remoto a jato

Para finalizar a nossa lista, temos um A320 com dois motores a jato com 8 quilos de empuxo cada. Medindo 4 metros esse é um aeromodelo muito bem construído, com um conjunto de motores muito competentes para o tamanho do avião. Ao decolar pegou um vento lateral, estragando um pouco o efeito "avião em escala real".

Com um vento desses, eu não gostaria de estar lá dentro, provavelmente iria passar mal com todo aquele balanço. O piloto não é dos ruins não, conseguiu trazer o A320 em segurança, mesmo com esse voo instável que ele apresentou.

Essas turbinas a jato são ainda muito dispendiosas para a maioria, mas nada que impeça um amante do aeromodelismo de investir alguns milhares de dólares para ter um gigante desses na garagem de casa.

Pronto, se você chegou até aqui, provavelmente deve ter se divertido muito ao ver esses aviões incríveis voando e fazendo um monte de coisas legais.

Bons voos!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Aeromodelismo Elétrico partindo do ZERO, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

Aero Águia é um lugar para descobrir o Aeromodelismo Elétrico e encontrar pessoas que curtem aeromodelos tanto quanto você. Converse com pessoas de todos os lugares, compartilhe seus conhecimentos sobre aviões de controle remoto e sinta o prazer de voar essas máquinas maravilhosas construídas por você. Aproveite o AeroAguia!