Pular para o conteúdo
Home » Aeromodelos Elétricos com Visão em Primeira Pessoa – FPVs

Aeromodelos Elétricos com Visão em Primeira Pessoa – FPVs

“Voar como um passarinho” é isso que os aeromodelos elétricos FPVs prometem aos seus pilotos. Quem experimenta, sempre diz que essa é outra forma de voar aviões RC. Alguns amam, outros não se adaptam, mas no final essa câmera veio para somar na equação do aeromodelismo radio controlado. Vamos conferir como isso funciona e o que muda ao pilotar um avião FPV! Confira…

Pilotar um avião de controle remoto pode parecer fácil, mas na verdade não é algo tão simples assim. Imagine que normalmente você está no chão, enquanto o UA está voando a alguns metros de solo. Durante o voo podemos perder completamente a noção de orientação e controle do avião.

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Quando temos o avião decolando, você tem a vista por trás do avião, isso significa que se você pensar em virar para a esquerda o avião também irá para a sua esquerda. Porém, quando fazemos uma curva, o avião fica de frente para você, e nessa hora o seu cérebro entra em pane, porque você pensa em virar para a esquerda, mas o avião vira para a direita. Em poucos segundos de desorientação você pode derrubar o avião, causando sérios danos à fuselagem e aos componentes eletrônicos. Talvez possa até vir a ferir alguém que esteja próximo observando.

Com o tempo o piloto de aviões RC se acostuma com essas inversões de perspectiva e passa a pilotar como se estivesse dentro do avião. Parece que os sentidos do piloto se projetam via rádio para o aeromodelo e tudo voa bem. Agora, imagine se você pudesse estar dentro do avião o tempo todo? Acredite… Você não vai querer estar lá dentro quando seu RC cair… Mas tem um jeito de você ver tudo que está acontecendo lá em cima, como se seus olhos estivessem voando com o avião.

FPV (Visão em Primeira Pessoa)

Esse é um tipo de voo incrível, controlado remotamente a partir do solo, porém com a visão que você teria se estivesse na cabine do avião. São montadas câmeras no interior da aeronave e um pequeno rádio transmissor de TV. Com isso, um receptor ligado a um laptop torna possível visualizar essas imagens remotamente, na tela do computador.

Com o preço desses equipamentos baixando cada dia mais, os voo FPV, bem como os aviões desse tipo, estão ficando cada vez mais populares. Você pode montar seu avião pensando em um pouco mais de capacidade de carga, para acomodar a câmera e o transmissor de vídeo, assim poderá realizar decolagens incríveis com a visão a partir do ponto de vista do piloto. Não é incrível?

Confira um vídeo desse projeto de avião, com envergadura de 2590mm, baterias ligadas paralelamente, equipado com uma câmera pan/tilt na proa, que é capaz de voar em FPV por mais de uma hora!

 

 

 

 

UAV01

gopro uav

E você? O que conta sobre voar em FPV? Deixe o seu comentário e compartilhe suas experiências aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *