Pular para o conteúdo
Home » Aeromodelo em Isopor é Confiável?

Aeromodelo em Isopor é Confiável?

Como intuito do AeroAguia é o de levar aeromodelismo para todos, mesmo aqueles que não tem acesso a materiais dispendiosos como a balsa e acabamentos finos como os termo adesivos, vamos conferir como o isopor pode ajudar o aeromodelista a alcançar seus objetivos na construção de grandes projetos de aeromodelos. Vamos lá?

Estive trabalhando muito com o isopor em suas diferentes densidades. Usei do p1 até o p5 em vários aviões que construímos. Nesse ponto posso dizer que o isopor é um material incrível para aeromodelismo, apesar de muitos afirmarem o contrário.

Isopor e a Coloca Quente – A Dupla Perfeita

Acredito que aquele que não curte o isopor como material de fabricação para aeromodelos provavelmente usou cola para isopor para unir as peças do avião, esse tipo de cola é horrível e demora muito tempo para colar.

A melhor cola para aeromodelismo a isopor é a famosa “cola quente”. Essa cola vem em varetas e pode ser aplicada com uma pistola elétrica. O aquecimento da cola faz com que o próprio isopor derreta – isso forma uma “solda” quase inquebrável. É uma ciência soldar com a cola quente, porque você pode gostar tanto da experiência e acabar depositando cola em excesso, o que só aumenta o peso do avião. A cola quente pode soldar uma asa em 2 minutos (tempo para a cola esfriar), isso ajuda o aeromodelista /construtor a produzir mais rápido. É possível colar um avião inteiro em 30 minutos.

Cola quente e isopor é uma mistura que combina imensamente.

Isopor e suas Qualidades

  • O isopor é um tipo de plástico expandido com seu volume formado por 98% de Ar. Nem precisa falar que é um material muito leve…
  • O isopor, além de leve, é muito barato e pode ser encontrado no lixo.
  • A durabilidade do isopor (se mantido longe de solventes) é relativamente longa, ideal para manter seu aeromodelo voando por muito tempo.
  • Pode ser cortado, modelado e fatiado usando ferramentas simples ou cortadores elétricos. Isso faz dele um material maleável para construir qualquer tipo de aeromodelo que não use combustíveis solventes.
  • Pode ser facilmente reforçado para criar um frame estrutural perfeitamente resistente.

Isopor e seus Defeitos

  • A Kriptonita do Isopor são os solventes. Não aguenta gasolina ou combustíveis para aeromodelismo a combustão. Não pode ser pintado com tinta spray ou base de óleo. Por isso não é recomendável usar isopor em aviões que usem combustíveis. Ninguém vai querer ver uma asa derretendo em voo, vai?
  • Se não for entelado e reforçado com um esqueleto metálico pode se quebrar facilmente em voo. Enquanto a balsa é altamente estrutural o isopor é formado por bolinhas, maiores ou menores de acordo com a densidade. Dependendo da densidade e da espessura da chapa, você pode ter a sua asa quebrando logo depois da decolagem.

Aeromodelo a Isopor e os Cuidados na Construção

O problema estrutural do isopor é corrigido usando um esqueleto na parte inferior da asa para reforçar a estrutura a ponto de suportar os vários Gs inerciais durante as manobras. A calda também recebe reforços estruturais, como visto no Curso de Aeromodelismo Elétrico.

Aviões a combustão normalmente possuem envergadura maior, exigindo mais estruturas em suas fuselagens. O isopor pode ser usado como enchimento para uma série de pontos onde não há contato com solventes.

Entelar o isopor é importante, visto que essa camada extra de plástico adesivo ajuda a reforçar a estrutura frágil do isopor.

Vamos Voar Isopor!

Depois disso, o isopor é um material confiável sim! Todo avião tem que ser fabricado com um mínimo de cuidado sobre sua estrutura. Mesmo a balsa exige cuidados na fabricação. Bons voos a isopor!

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *