Pular para o conteúdo
Home » Simulador de Aeromodelo – Real Flight G6!

Simulador de Aeromodelo – Real Flight G6!

Quem nunca voou um aeromodelo não sabe o prazer de ver aquela máquina respondendo aos comandos do seu pensamento. Mas para que tudo dê certo, você precisa treinar o seu cérebro a controlar sua aeronave, se projetar para dentro da fuselagem, criando uma conexão perfeita entre máquina e piloto. Vamos conhecer um simulador de aeromodelismo para você ir treinando enquanto o seu avião não fica pronto.

Voar um Aeromodelo Exige Treinamento

Voar um aeromodelo pode parecer fácil aos olhos de quem observa, mas a realidade é que controlar um avião, por menor que seja, não é tão simples assim. Você tem que se habituar a diversos controles, afinal de contas você vai controlar uma aeronave que sobe, desce, vira para um lado e para outro, além de mudar de velocidade quando necessário.

Outro ponto que pouca gente lembra é que a atmosfera é um oceano gasoso, com dinâmica variável e que influencia muito o comportamento do aeromodelo em voo. Ventos laterais podem impedir uma decolagem ou aterrisagem. Mesmo uma mudança na direção dos ventos pode exigir cuidados quanto a aceleração do avião, principalmente ventos de cauda que fazem o avião perder sustentação.

Para aprender a lidar com essas condições de voo e de controles, você precisa fazer como todo piloto de aeronaves faz: usar um simulador de aeromodelismo.

Um Simulador de Aeromodelo

Existe uma série de bons simuladores de aeromodelismo no mercado, um que se destaca pelo seu grau de realismo é o Real Flight. Os simuladores são softwares que podem ser instalados em um computador. O simulador Real Flight possui ainda um controle físico USB que imita um rádio controle de aeromodelismo. Um controle nas mãos é ótimo para habituar seu cérebro aos movimentos coordenados durante o voo, a pegada e a projeção da sua mente para o corpo do avião. Parece estranho, mas quando você assimila os controles e as reações do avião, isso passa para um nível inconsciente e você já não tem que pensar mais nos comandos, apenas voar para onde você quiser! É mágico, eu sei.

 

 

Testando seu Avião no Mundo Real

Você que optou por construir seu próprio aeromodelo participando de um curso de aeromodelismo, deve se sentir confortável com os voos no simulador de aeromodelismo para dar a partida na sua aeronave de verdade. Voar sem praticar no simulador é ter a certeza de que o avião vai cair segundos depois. Às vezes as quedas são fatais para os tripulantes: servos, motores, hélices. Mesmo pilotos experientes quebram hélices de vez em quando. Depois de um tempo você fica muito confiante, então resolve decolar com vento de través, pronto! O avião sai para um lado, pega um vento de cauda,”estola” e cai como um tijolo.

Voe algumas horas no simulador, sinta-se à-vontade, pegue seu avião de verdade e faça um voo tranquilo e prazeroso. Essa é a fórmula para um iniciante em aeromodelismo.

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *