Pular para o conteúdo
Home » Qual a Altitude Máxima que um Aeromodelo Pode Voar

Qual a Altitude Máxima que um Aeromodelo Pode Voar

O teto operacional de um aeromodelo é uma questão que depende de muitos fatores. Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de aeromodelo e descobrir qual a altitude máxima de voo de um aeromodelo. Confira…

Tamanho do Aeromodelo

O primeiro fator que influencia na altitude de voo é o tamanho do aeromodelo. Se você está voando um pequeno avião de 90 centímetros, provavelmente vai conseguir enxergar suas asas até 150 metros de altura. Depois dessa altitude você pode vir a perder a referência e o avião pode ficar fora de controle.

Visibilidade do Aeromodelo

Aviões maiores, pintados em cores vivas, são mais fáceis de visualizar. Se você pintar uma asa de cada cor, poderá saber quem é quem durante o voo e não perderá o controle. Podemos levar aeromodelos com envergadura de 1,50 metros a uma altitude de 500 metros.

O Tipo de Rádio Controle

Atualmente é normal usar rádios de 2.4GHz, esses possuem o sinal muito estável, livre de interferências e alcance que pode ir de 500 a 5000 metros. Não é uma regra, mas quanto mais caro o rádio, mais alcance ele pode proporciona.

Rádios de frequência FM não possuem alcance suficiente para aventuras acima dos 100 metros.

Condições Meteorológicas

O clima pode influenciar muito em um voo de altitude elevada. Em vários voos pude perceber camadas de turbulência com ventos de alta velocidade. Se a força do vento for maior do que o empuxo da hélice, provavelmente será complicado trazê-lo de volta para a pista. Aqui em baixo não há vento, mas lá em cima, bem acima do nível das árvores e montanhas, a coisa muda de figura.

Qual Motor de Aeromodelo Pode Voar Mais Alto

Aeromodelos a combustão são maiores, possuem maior visibilidade. Por outro lado, existe uma dependência muito grande de oxigênio, isso pode ser crítico ao voar acima dos 3000 pés, onde a atmosfera é rarefeita e o nível de oxigênio cai. Vale lembrar que a temperatura cai em média 2 graus Celsius a cada 300 metros de altitude. Um motor glow vai ter um treco quando chegar aos 10000 metros.

Para voar mais alto, um motor elétrico é o ideal. Lembre-se que os motores elétricos podem funcionar até mesmo no espaço. Se por acaso seu aeromodelo entrar em órbita, seu motor vai continuar funcionando sem problemas.

Como Aumentar a Altitude de Voo de um Aeromodelo

Claro que não dá para voar um aeromodelo a 10 quilômetros de altura, seria impossível visualizar sua fuselagem nessa altitude. A única forma de aumentar a altitude de voo é usando um equipamento FPV (voo em primeira pessoa). Nesse caso o avião é equipado com uma câmera e um rádio transmissor de TV. Você poderá visualizar o voo como se estivesse dentro do aeromodelo. Tem gente que não voa de outro jeito, tamanha a emoção de voar em primeira pessoa. Claro, nesse caso a altitude será limitada pelo alcance do rádio controle e pelo rádio transmissor de TV.

Alguns Vídeos para Inspirar Você a Voar Cada dia Mais Alto!

 

 

 

 

 

Bons voos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *