baterias aeromodelismo

Voar com o seu avião de controle remoto é um prazer que você vai querer sentir toda vez que sobrar um tempinho, mas para obter um máximo de aproveitamento do seu avião de controle remoto você vai precisar equipá-lo com uma bateria especifica para ele. Baterias de aeromodelos são diferentes do tipo de baterias usadas para outros tipos de eletrônicos. Para entusiastas de aeromodelismo as baterias são peças essências que podem fazer toda a diferença para a sua experiência de voo. Continua...

Ao decidir qual bateria comprar para seu avião de controle remoto, há algumas coisas que se deve ter em mente. A primeira coisa a notar é a voltagem necessária para alimentar o seu avião. A voltagem é geralmente listada como "V" e a maioria dos aviões de controle remoto requerem pelo menos 5 volts de energia. A maioria dos sistemas de baterias é formada de células. Estas células são pequenas, finas e leves e produzem uma baixa voltagem, mas podem ser ligadas em conjunto para criar uma carga poderosa. Células paralelas são muito populares entre os entusiastas, pois aumentam a capacidade da bateria, o que lhe permite voar por mais tempo. É importante notar que as células não aumentam a voltagem.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse tema, recomendo que você assista a esse vídeo...

 

QUERO VER O VÍDEO

Use a Bateria Certa para o seu Avião

Uma vez que você escolheu a configuração do seu avião de controle remoto, você vai querer encontrar a combinação certa de baterias.

Existem diferentes tipos de baterias disponíveis para as unidades de aviões RC, mas as mais amplamente disponíveis são as de NiCd, NiMH e LiPo. Comumente, níquel-cádmio (NiCd) é a bateria usada em modelos de aviões de controle remoto, porém esta é uma das piores baterias disponíveis no mercado, não só pelo fato de produzir uma voltagem mais baixa e possuir menor capacidade, mas pelo cádmio ser prejudicial ao meio ambiente. A bateria de NiCD precisa ser descarregada após cada uso antes de ser recarregada novamente.

O não cumprimento da descarga antes da recarga resultará em uma bateria que não poderá ser 100% recarregada. Baterias de hidreto metálico de níquel é o melhor tipo de bateria para aviões de controle remoto, não só produzem mais energia, como também não transportam qualquer cádmio que é prejudicial à natureza. Você também não terá que descarregar as baterias NiMH após cada utilização, isto faz com que a manutenção da bateria fique mais fácil. As baterias de lítio polímero (LiPo) são as mais recentes e com maior tecnologia no ramo de baterias. Estas baterias têm uma alta capacidade de descarga e possui células de alta voltagem. Elas também são leves, uma boa opção para qualquer tipo de aeromodelo. Uma das desvantagens das baterias de LiPo é que elas são muito frágeis. Elas devem ser acompanhadas de perto ao serem recarregadas, porque elas podem explodir durante qualquer tipo de transferência de energia. Se você decidir usar baterias de LiPo, certifique-se de comprar o melhor carregador.

Voe mais alto com uma bateria nova para o seu avião de RC. Decidir trocar a bateria de NiCD por uma de LiPo ou então por uma de NiMH poderá ser uma das melhores decisões tomadas em prol do seu aeromodelo. Escolha a bateria certa para longas sessões de voo com seu avião de controle remoto. Cuide apenas para não decolar com a beteria fraca, pois essa é uma das maiores causas de acidentes no aeromodelismo elétrico. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Aeromodelismo Elétrico partindo do ZERO, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO


rodrigo marques

Rodrigo Marques

Aero Águia é um lugar para descobrir o Aeromodelismo Elétrico e encontrar pessoas que curtem aeromodelos tanto quanto você. Converse com pessoas de todos os lugares, compartilhe seus conhecimentos sobre aviões de controle remoto e sinta o prazer de voar essas máquinas maravilhosas construídas por você. Aproveite o AeroAguia!